terça-feira, 13 de outubro de 2009

FESTA DO TROPEIRO ENTRA NO CALENDÁRIO DE PINDAMONHANGABA

O Dia do Tropeiro, que já é comemorado tradicionalmente em diversas cidades da região, a partir deste ano, passa também a ser celebrado em Pindamonhangaba. De 2009 para frente, em todo 3° domingo do mês de setembro será comemorado o Dia do Tropeiro na cidade. A comemoração da data foi viabilizada graças à iniciativa do vereador Abdala, que foi aprovada por todos os vereadores e sancionada pelo prefeito João Ribeiro. O mais novo evento do calendário da cidade valoriza a cultura do povo, já que os tropeiros constituem parte importante na história da formação do país.

A "1ª Festa do Tropeiro" acontece nos dias 19 e 20 de setembro, respectivamente, sábado e domingo, no recinto de exposições do Sindicato Rural, durante boa parte do dia. O evento será gratuito e terá abertura oficial no dia 19, às 9 horas. Em seguida será realizada uma cavalgada pelas ruas do centro da cidade, na qual para participar será obrigatória à utilização de camisa branca.

Após o retorno da cavalgada, ao meio-dia, será servido o almoço tropeiro, a partir daí, diversas atrações estarão disponíveis como forma de entretenimento ao público: apresentações culturais, passeio a cavalo para crianças, exposição de 'traia' (arreios, sela, carro de boi, entre outros), apresentação de Moçambique, folia de reis, maculelê, congada, capoeira e demonstração do canil da Polícia Militar.

No dia 20, as atrações começam às 9 horas com missa campal a ser celebrada pelo padre Silvio do Salesianos, seguida do show "Domingão Sertanejo" que, excepcionalmente, neste dia será apresentado no recinto do Sindicato Rural e não no Espaço Cultural do Cardosão. Ainda neste dia, às 12 horas começa o almoço e às 13 horas acontece a prova de marcha para muares e equinos, com entrega de troféus.

A valorização de cada detalhe e costume, incluindo, por exemplo, a saborosa gastronomia tropeira, será proporcionada à população no final de semana em que ocorrerá a celebração da data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário