terça-feira, 13 de outubro de 2009

1ª FESTA DO TROPEIRO SUPERA EXPECTATIVAS


O Recinto de Exposições do Sindicato recebeu um público muito grande esse final de semana. Isso porque no local aconteceu a 1ª Festa dos Tropeiros de Pindamonhangaba. Para complementar o evento, os organizadores cotaram com a presença de comitivas de todo o Vale do Paraíba, outras regiões do Estado de São Paulo, de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A abertura oficial aconteceu no sábado, 19. A abertura contou com o presidente da Fundação Nacional dos Tropeiros, o professor Ocílio Ferraz, também com o deputado estadual Padre Afonso Lobato. Eles estavam no local para compor a mesa das autoridades. Na mesa estavam presentes Jéferson Tadeu de Barros, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba; vereador Abdala Salomão; prefeito João Ribeiro; presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Angélica Salgado Ribeiro; vice-prefeita e secretária de Relações Institucionais, Myriam Alckmin; e o presidente do Grupo de Tropeiros de Pindamonhangaba, Lucas Ribeiro.
Para o professor Ocílio Ferraz, é com grande satisfação que eu participo de uma festa de tamanha importância, que é a abertura da 1ª Festa dos Tropeiros de Pindamonhangaba. “É uma vitória para toda a população, o resgate da cultura tropeirista, que auxiliou e ainda auxilia no crescimento do país. Com certeza, essa é uma cultura que nunca acabará, pois somos independentes, temos gastronomia riquíssima e, também, uma cultura muito vasta”.
Já o prefeito de Pindamonhangaba João Ribeiro, os organizadores e patrocinadores estão de parabéns, pois essa festa marcou a cidade de Pinda, uma cidade que sempre gostou de agito, sempre participativa. “Gostei do que eu apreciei, estou satisfeito com a festa, ver que as pessoas estão se preocupando com a cultura do país isso vai atrair muitos turistas para a cidade nas próximas edições, além do mais a excelentíssima qualidade profissional dos produtores”, declarou o prefeito.
Quem compareceu no Recinto da festa teve muitas opções, especialmente, de lazer. Tinha cavalos disponíveis para as crianças, carroça, tudo que de mais tropeiro. No local, também foi exposto diversos produtos artesanais produzidos por várias oficinas mantidas pelo Fundo Social de Solidariedade.
Para o vereador Abdala Salomão, com certeza, foi dignificante apreciar uma festa com essa. Com um público excelentíssimo. Com a cavalgada, que foi maravilhosa, pois com foi ele o autor da lei que institui o Dia do Tropeiro em Pindamonhangaba. “Fico muito alegre por ter contribuído com a lei, aprovada na Câmara Municipal e parabenizo o prefeito João Ribeiro, por dar tanto apoio na organização da festa e, também, por ter reunido uma equipe tão qualificada para organizar a festa”.
Lucas Ribeiro, presidente do Grupo de Tropeiros de Pindamonhangaba, afirmou que com a formação da associação dos tropeiros, a equipe de trabalho passará por uma nova etapa, a formação da equipe de trabalho. Outro ponto importante da festa, para Lucas foi a superação do número de pessoas no local, que, com certeza, superou as perspectivas dos organizadores, principalmente, na missa campal.
Todos os organizadores, em nome do Lucas Ribeiro, agradeceram todos que ajudaram na produção da festa e, também, de toda a imprensa pelo auxílio na divulgação. Também aos participantes da Cavalgada da Festa dos Tropeiros de Pindamonhangaba, que foram de crianças, jovens, adultos e idosos. A Cavalgada passou por diversas ruas da cidade. Outra atração foi a prova de marcha de muares e eqüinos. Essa prova foi dividida em várias categorias, mais precisamente, oito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário