
Os organizadores da Festa do Tropeiro de Pindamonhangaba estiveram na Câmara Municipal para participarem uma coletiva de imprensa. Acompanhados do vereador Abdala Salomão (PSDB) - autor da lei que criou a Festa do Tropeiro - eles explicaram a importância do evento par a o município.
O comerciante Lucas César Ribeiro, um dos organizadores do evento em Pindamonhangaba, salientou a importância de resgatar a cultura do tropeirismo na cidade. “É uma festa para os mais velhos recordarem e os mais novos conhecerem o tropeirismo”, disse.
O Dia do Tropeiro na cidade irá ser comemorada anualmente, uma vez que o vereador Abdala apresentou o projeto de Lei, aprovado pelos vereadores e sancionado pelo Executivo. “Devemos deixar algo relevante na política, quando passamos por ela. Este movimento cultural precisa ser relembrado pela população de Pindamonhangaba. Há muitos anos, o tropeirismo foi forte na região”, enfatizou o vereador.
A festa acontecerá no Recinto de Exposições do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, nos dias 19 e 20 de setembro. Abdala convida todos à comparecerem na festa, que terá o início às 10h00, no sábado com a cavalgada. “Será um evento gratuito, com vários atrativos para a população. Terá comidas típicas, mini museu com instrumentos e objetos tropeirista. É importante a presença da população”, comentou Abdala.
Os demais organizadores da festa, Paulo Vizaco e Júnior Muassab, enfatizaram o propósito do evento, direcionado às famílias do município. “É uma festa para as famílias e pessoas que quiserem reviver a época do tropeirismo.”, disse Paulo. Após a coletiva, Abdala Salomão e os organizadores participaram do programa Antonio Leite Livre, da TV Band Vale.
Os tropeiros fizeram parte de uma das principais manifestações culturais do país e do Vale do Paraíba, que teve início no século XVII e XVIII e movimentou a economia da região.
Durante a cavalgada, que acontece no sábado, é obrigatório o uso de camisa branca. Não será permitido o consumo de bebida alcoólica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário