sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

LEI PROPOSTA POR ABDALA TRAZ TRANSPARÊNCIA E AVALIAÇÕES EM CONVÊNIOS DA PREFEITURA


O vereador Abdala Salomão apresentou “Indicação de Projeto de Lei”,que institui normas e procedimentos para celebração de convênios com entidades que pleiteiam verba junto ao Poder Executivo.
A proposta é que todo convênio celebrado entre o Poder Executivo e qualquer instituição, sem fins econômicos ou não, unidades de saúde educacionais, esportivas, culturais e outras e que ultrapasse o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) em sua totalidade deverá ser enviado ao Poder Legislativo para análise e aprovação, devendo essa análise contar com a presença – por convite ou convocação - de diretores ou responsáveis legais para esclarecer o real uso e emprego da verba a ser recebida. Somente após esse procedimento é que o convênio poderá ser celebrado.
A Indicação de Projeto de Lei foi explanada durante a sessão ordinária, no último dia 13 pelo vereador Abdala, que pediu destaque na aprovação do documento, sendo aceita  por unanimidade pelos demais vereadores.
O objetivo principal do Projeto de Lei é dar total transparência nos convênios que serão executados no município e onde o dinheiro será empregado. A apresentação dos responsáveis pelos projetos na Câmara dará oportunidade à população de acompanhar e saber aonde o pagamento de seus impostos está sendo aplicado” comentou o vereador.
Segundo Abdala, pode ser estabelecido futuramente no Decreto, que após um determinado período de funcionamento da entidade, os diretores responsáveis retornem à Câmara Municipal para expor quais as evoluções e que impacto positivo as ações aplicadas pela entidade está executando em beneficio da comunidade.